estruturas de controle por vezes evoluem ou são criadas em tempos de crise, ou ainda quando a entidade é demasiadamente lesada financeiramente (justificando a necessidade de ação do controle em detectar erros e fraudes), entretanto, as atividades principais deveriam ser de prevenção, isto é, evitar tais ocorrências por instrumentos de trabalho que permitam apontar sistemas e processos deficiente por meior de avaliaçãoes e tomadas de decisões que possibilitem maximizar a eficiência administrativa.
As

CONTROLE INTERNO: PRESERVAÇÃO PATRIMONIAL
Jan/2016
Tendo em vista os diversos escândalos de natureza contábil-financeira nas Instituições Públicas e Privadas nos últimos 30 anos, surge cada vez mais a necessidade de criar e inovar mecanismos, subsídios e departamentos que “devem assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros” (CFC, 2003, p.397), e promover a transparência nas negociações e informações, ou seja, a chamada Governança Corporativa. Os escândalos ocorridos nos EUA na última década em companhias abertas, ou seja, que possuem valores mobiliários registrados na SEC – Securitiesand Exchange Commission, admitidos à negociação nas bolsas de valores norte-americanas, geraram prejuízos bilionários e consequentes quebras de grandes organizações, e com um sério agravante, estavam envolvidas nessas fraudes empresas de Auditorias Externas que figuravam no ranking daquelas que eram denominadas as “top-five”, isto é, as cinco maiores do mundo, o que colocou em duvida até a própria confiança nos seus trabalhos executados.

Este tema diz respesito ao licito e ao ilícito na realização das práticas de planejamento tributário que visam diminuir ou afastar o tributo. Nem toda prática de economia em pagar tributos consiste em afastar o ônus total de um ato ou negócio jurídico. Normalmente o que se busca não é a não incidência de uma carga tributária, mas a prática que incida um fato gerador que implique em menor dispêndio de caixa em contrapartida a um outro fato gerador que signifique um maior dispêndio de caixa, em resumo, a economia no pagamento de tributos.
Abr/2016
DISTINÇÃO ENTRE ELISÃO E EVASÃO FISCAL

ESTRUTURAS DE CÁLCULOS GERENCIAIS
Mai/2016
A contabilidade assume função estratégica quando os lançamentos de partidas dobradas deixam de ser apenas informações que visam atender deveres legais de registros das operações dos negócios. Para que possamos trasformar esses dados em informações relevantes, que permitam ser úteis para análise, avaliação e tomadas de decisões podemos nos servir de estruturas avançadas de cáculos que possbilitam vislumbrar numa ótica mais profunda e ampla a realidade financeira da empresa. Tendo em vista estas considerações, estamos disponibilizando gratuitamente uma estrutura de fácil entendimento para auxilia-lo, basta acessar o link abaixo.